Perguntas frequentes - Cursos

1) Quem pode solicitar cadastro como OFERTANTE DE CURSO pelo Núcleo?  Para o topo
Para se cadastrar na plataforma é necessário ser professor do Departamento de Química da UFMG ou possuir vínculo permanente em Instituição Pública ou Privada de Ensino ou Pesquisa. O solicitante também pode estar vinculado como residente pós-doutoral oficialmente registrado em Programas de Pós-graduação oferecidos pelo Departamento de Química.

2) Quais informações são necessárias para cadastrar um curso na plataforma do NEPS?  Para o topo
Para cadastro deve-se informar o nome do curso, a classificação do curso conforme opções do formulário, o coordenador, o público-alvo, o local da realização, formato (presencial ou virtual), o período proposto para a realização, a carga horária do curso, o número de registro no Sistema de Informação da Extensão (SIEX) em caso de pertencer à comunidade da UFMG, a existência ou não de pré-requisitos, o número de vaga e se o curso será pago ou não. É interessante que um link para um pequeno vídeo de apresentação do curso seja anexado; esse vídeo é opcional, não sendo exigência para análise do processo.

Um resumo de até 1000 caracteres, contendo os objetivos e o conteúdo programático do curso proposto, deverá ser informado. Os professores que ministrarão o curso devem ser informados e, caso seja possível, a equipe de trabalho envolvida deverá ser toda inserida no sistema.


3) É possível trocar o coordenador após o cadastro ter sido realizado?  Para o topo
Sim, o coordenador do curso pode ser trocado sempre que o curso for oferecido. A troca é feita pelo sistema SIEX da UFMG.

4) Com quanto tempo de antecedência devo submeter a oferta do curso ao NEPS?  Para o topo
O ideal é que o ofertante ou coordenador do curso cadastre o mesmo no NEPS com pelo menos três meses de antecedência, para que o ele possa ser analisado e encaminhado à FUNDEP. A FUNDEP recomenda que o curso a ser ofertado, após aprovação pelo SIEX, seja cadastrado com pelo menos um mês de antecedência a seu início.

5) Quais os passos que antecedem o cadastro do curso no NEPS?  Para o topo
O professor interessado em ofertar um curso deve inicialmente submeter a proposta do curso à Câmara Departamental. O projeto deve conter: a apresentação e justificativa para o curso, os objetivos gerais e específicos, a metodologia a ser utilizada, a forma de avaliação, o público-alvo, o processo de avaliação, a data prevista de início e término, e a equipe executora.

Após a aprovação pela Câmara Departamento, o interessado deve submeter o mesmo projeto ao Sistema de Informação da Extensão (SIEX) através da plataforma Minha UFMG (https://sistemas.ufmg.br/siex/Principal.do) e também à Congregação do ICEx. Todos os documentos devem ser aprovados e assinados pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Quando o projeto for aprovado no SIEX, o solicitante poderá cadastrar o projeto no NEPS. Caso o solicitante não pertença à comunidade da UFMG, o projeto pode ser diretamente cadastrado no NEPS, porém deverá ter a aprovação da Câmara Departamental do Departamento de Química da UFMG.


6) Quais os documentos necessários à implementação do curso pelo NEPS/FUNDEP?  Para o topo
Os documentos, que devem ser aprovados no SEI, são: Ficha de gestão e o formulário de composição da equipe.

7) Preciso ser aluno da UFMG para participar dos cursos ofertados?  Para o topo
A maioria dos cursos oferecidos são abertos à comunidade em geral, mas cada iniciativa tem um público específico, que será informado no material de divulgação do curso. Portanto, antes de fazer a inscrição ou matrícula em um curso, o interessado deve observar os pré-requisitos necessários, detalhados no material de divulgação e neste site.

8) Como/Onde se inscrever/matricular no curso oferecido?  Para o topo
A inscrição ou matrícula podem ser feitas clicando na aba Cursos, ou nas abas Cursos, Atividades ou Eventos da FUNDEP (https://www.fundep.ufmg.br/cursos-eventos/), ou pessoalmente no Posto de Atendimento da Fundep:

POSTO DE ATENDIMENTO FUNDEP CAMPUS UFMG PAMPULHA

Av. Antônio Carlos, 6627- Praça de Serviços - Loja - 07 – Belo Horizonte - MG - Cep: 31270-901 - Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h


9) Como efetuar o pagamento do curso desejado?  Para o topo
Cada curso, atividade ou evento possuem valores e formas de pagamentos específicos, definidos por sua coordenação. Alguns só podem ser pagos à vista e outros oferecem opções de parcelamento. O gerenciamento do pagamento será feito pela FUNDEP e mais informações a respeito estão no site Cursos, Atividades ou Eventos da FUNDEP (https://www.fundep.ufmg.br/cursos-eventos/).

Toda inscrição será devidamente efetivada se o pagamento do boleto (ou 1ª Parcela do boleto) for efetuado até a data do vencimento. Os demais boletos, caso ocorram (parcelas 2, 3, etc.) serão aceitos após o vencimento, somente em agências do Banco do Brasil, e sobre o seu valor incidirão a multa e juros estipulados no corpo do boleto. Um e-mail será enviado ao participante confirmando sua inscrição no evento.


10) Não encontro o curso ou atividade que desejo me inscrever ou matricular, como faço para sugerir ou obter informações a respeito?  Para o topo
Na aba Cursos do site do NEPS (www.ne.qui.ufmg.br) procure Cursos com inscrições abertas. Caso não encontre o curso de seu interesse, envie um e-mail para nucleo.cursos@qui.ufmg.br e faça sua solicitação.


11) Fiz inscrição no curso e por motivos de saúde, ou outros, não pude comparecer, ou desejo cancelar minha inscrição, é possível obter a restituição do valor pago?  Para o topo
A FUNDEP foi designada para o gerenciamento do pagamento dos cursos e eventos oferecidos pelo Núcleo de Extensão do Departamento de Química. Caso seja desejado cancelar a inscrição ou esteja impedido de realizar o curso, o inscrito poderá ter a restituição do valor pago se a matrícula tiver sido feita pela internet. No site Cursos, Atividades ou Eventos da FUNDEP (https://www.fundep.ufmg.br/cursos-eventos/), encontra-se a “Política de Cancelamento para Cursos e Eventos” publicada no site da FUNDEP.

12) Posso transferir o valor pago para a inscrição de outra pessoa?  Para o topo
O valor da inscrição não poderá ser transferido para outra pessoa e quando a inscrição for feita por uma empresa, esta deverá definir quem irá participar do curso antes de seu registro.

NÚCLEO DE EXTENSÃO E PRESTAÇÃO DE SERVICOS (NEPS) - Sala 108
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA (DQ) DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DA (ICEx)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Av. Antônio Carlos, nº 6627, CEP 31270-901 – Belo Horizonte MG – Brasil
Telefone: +55 31 3409 5602
E-mail: nucleo@qui.ufmg.br 

@2022 - Núcleo de Extensão / Departamento de química UFMG